quinta-feira, 3 de julho de 2008

Borboreal - Cap. 16

Não quis ficar perto daquele corpo. Não pensei, no momento, que minha vida estava em jogo. Ao ver aquele boneco sem vida e sem faces, duvidei de tudo. Da magia, de reinos distantes, de mim mesmo. Uma dor estranha fechou minha garganta e eu corri para longe. Algumas pessoas aproximavam-se do corpo. Imaginei policiais me perguntando sobre o que sabia a respeito do mendigo morto. A dor crescia e tentava explodir em meu peito.

Atravessei a Afonso Pena sem olhar para os lados, subi a Pernambuco e em instantes estava em frente à casa dos Passos. Entrei pelo portão semi-solto, como sempre fazíamos juntos, eu e 'Seu' Josias. Corri para o meio dos escombros por trás da fachada quase intacta, chutei pedras e pedaços de madeira, atirei tijolos partidos nas paredes e, por fim, me sentei no lugar onde sempre nos sentávamos quando ele ia me contar a história de meu reino e chorei.

- Não teve escola hoje? - disse 'Seu' Josias, levantando-se de onde sempre dormia.

Olhei para ela assombrado. Ele percebeu que eu chorava.

- O que houve? Falhei em minha tarefa de protegê-lo, majestade?

Eu me dei conta de que ele não me chamava de majestade há algum tempo.

- Foi tudo encenação? - perguntei, confuso - Foi dolorido, não faça isso de novo!

- Do que você está falando?

Sem paciência, contei a ele sobre a sua 'morte', certo de que ele me pregava uma peça. Mas quanto mais eu contava, mais suas feições refletiam medo.

- Parque Municipal? Ostrede! Ele está morto?

Falei sobre os buracos no peito. Ostrede era um nome? Percebi que assumi que meu guarda-costas se chamava 'Seu' Josias, mas ele devia ter outro nome.

Quando enfim comecei a me acalmar, ele contou:

Somos cinco no planeta. A rainha mandou o resto de nós para distrair possíveis assassinos enviados pelo usurpador. Cada um ficou com uma criança, quando chegou à Terra. Quatro buracos no peito significa que deve ser um corcoromel. São seres quadrúpedes, com patas que terminam em pontas afiadas. São rápidos como gotas de chuva.

Nós, plurinogorfos, não temo capacidade ilimitada de mutação. Assim, achamos mais prático assumirmos as mesmas feições. Até porque assim nos reconhecemos mais facilmente. Nós nos encontramos uma vez a cada dois anos para mudarmos de feição e trocarmos notícias. Mais do que isso seria perigoso. O terceiro encontro será daqui há dois meses.

Percebi que 'Seu' Josias estava apavorado com a possibilidade de um corcoromel. E o medo faz com que a gente cometa erros...

Nenhum comentário: