sexta-feira, 20 de junho de 2008

Borboreal - Cap. 5

Dois dias depois, 'Seu' Josias me salvou de novo do Trio Molequeza. E, dessa vez, definitivamente.

Apesar de não temer mais passar pela Bernardo Guimarães, eu ao mesmo tempo me sentia tímido de encontrar o homem novamente. Como agir? Cumprimento? Faço uma reverência? Ou só o miro e mantenho minha distância?

Resolvi voltar pela Aimorés. No primeiro dia, virei na rua vindo da Rua Pernambuco e comecei a correr. O Trio Molequeza estava na praça e, ao me ver, começaram a gritar e a correr. Mas o tempo de reação deles foi longo e eu cheguei vivo em casa.

No dia seguinte, eles fizeram uma emboscada.

Enquanto corria morro acima, passei por um portão recuado e percebi, com o canto dos olhos, o baixinho. Ele saiu do esconderijo quando me viu e gritou ("Burguesete fujão!"). Os dois mais velhos surgiram, imediatamente, à minha frente. O gordo de detrás de uma lixeira do outro lado da rua, o sardento, escondido em outro vão de muro.

Fiquei cercado. Rodava como um pião, vendo os três se aproximarem. Eles andavam devagar e, de repente, faziam algum movimento brusco, me dizendo com os gestos: "Pro lado que você correr, a gente corre atrás".

Encarei o magrelo, que era quem estava entre eu e minha casa. Eu conseguiria atropelá-lo na marra? Achei que não. E o gordo estava cada vez mais perto.

- Ah, de novo não! - disse o sardento, inconformado, olhando por cima do meu ombro. Mas antes que eu pudesse ver o que era, o gordo estava ao meu lado. Um empurrão fez com que meu corpo se chocasse com a parede e eu fui ao chão como um castelo de cartas, meus livros e cadernos se espalhando pelo chão, através da boca da mochila aberta.

Aí, os dois gritaram. Gritaram alto, gritaram muito. E correram como loucos Aimorés acima.

Olhei para baixo e 'Seu' Josias estava lá. Onde antes o baixinho tinha me cercado, agora estava seu saco. Ele fazia caretas bravas e ameaçava com os punhos para o alto.

Fiquei tão agradecido que nem me perguntei para onde teria ido o menor dos integrantes do Trio Molequeza.

Nenhum comentário: