domingo, 15 de junho de 2008

Borboreal - Cap. 1


'Seu' Josias era nosso homem do saco.

Não sei se vocês sabem mas, pelo menos em Minas Gerais, toda vizinhança precisa de um homem do saco. É como as babás fazem para manter ordem na casa de crianças, como eu.

Tudo começa com uma ameaça: se você não fizer o que eu estou mandando, o homem do saco vem te pegar!

- Quem? - perguntam as crianças como eu, para aprender que o homem do saco é uma espécie de Papai Noel às inversas, que arrasta seu saco pelas ruas durante o dia até encontrar um menino mau. Aí, quando a noite cai, ele entra sorrateiro pelo janela do quarto do menino e o coloca no saco, levando-o para nunca mais ser visto...

Na primeira vez, impressiona. A gente pergunta:

- E o que acontece com o menino mau?

- O homem do saco os come! - responde a babá, satisfeita e certa que terá algum tempo de obediência.

- E por que ninguém prende esse maluco??? - eu perguntei, sem obter resposta.

Com o passar dos dias ou anos, o encanto sobre o homem do saco se esmaece. E, quando a babá percebe que o seu poder está a apenas uma linha de costura branca - ou ainda, a uma teia de aranha - de desaparecer, ela te leva para dar uma volta. Escolhendo caminhos conhecidos, ela te leva para onde sabe acampar o mendigo do bairro.

Ao vê-lo, ela pega a mão do menino, como eu, e diz, aparentemente aterrorizada:

- Lá está o homem do saco!!! - Voltando assim a ter completo poder sobre o menino. Ou, nesse caso: completo controle sobre mim.

E 'Seu' Josias era o meu homem do saco.

Nenhum comentário: